Ir para o conteúdo Brasil-Português
HP.com BrasilProdutos e ServiçosSuporte e DriversSoluçõesComo Comprar
» Fale com a HP
 
HP.com Brasil
Rendimento em páginas

Uso da tinta em impressoras a jato de tinta

 

»

Rendimento em páginas

HP Inkjet printer A tinta é usada de diversas formas ao longo do processo de impressão a jato de tinta. Geralmente, a tinta no cartucho de impressão é usada para imprimir documentos, fotos e outros materiais. Parte da tinta, entretanto, precisa ser usada para manter o bom estado do cabeçote da impressora, parte da tinta é residual e outra parte evapora. Esse tipo de uso da tinta é comum, em vários graus, em impressoras de todos os fabricantes de impressoras a jato de tinta. Os métodos usados para medir o rendimento de páginas e de fotos não consideram os usos da tinta descritos acima e, conseqüentemente, o rendimento real pode variar consideravelmente em relação ao rendimento publicado (consulte os Rendimentos de páginas de impressão e Rendimento da impressão a jato de tinta fotográficas). A HP projeta seus sistemas de impressoras a jato de tinta para fornecer um excelente valor na impressão de documentos de clientes e, ao mesmo tempo, usar tinta suficiente para manter a confiabilidade do sistema de impressão para que ele ofereça uma excelente qualidade de impressão durante toda a vida útil da impressora.

No processo de impressão, parte da tinta é usada para preparar a impressora

A HP oferece dois modelos gerais de cabeçote de impressão a jato de tinta: integrado ao cartucho de impressão (cabeçote de impressão integrado: IPH) e um cabeçote de impressão de longa duração integrado a uma impressora que possua cartuchos de impressão individuais (IIC). As impressoras IPH e IIC normalmente realizam os processos de inicialização e calibração, que consomem parte da tinta, para garantir a confiabilidade e otimizar a qualidade da impressão. As impressoras IIC também podem usar tinta para preparar o cabeçote de impressão de longa duração para uso, retirando o fluido de armazenamento do cabeçote de impressão e bombeando a tinta para ele. As impressoras IIC podem usar mais tinta para iniciar que as impressoras IPH devido a esses procedimentos adicionais de inicialização. Quando um cartucho de reposição é instalado em impressoras IIC ou IPH, as rotinas de inicialização do cartucho exigem o uso de parte da tinta.

Um pouco de tinta é usado para fazer a manutenção do cabeçote de impressão e evitar entupimento

Os bicos do cabeçote de impressão ficam entupidos com o tempo, normalmente devido a partículas microscópicas de poeira ou tinta seca. A limpeza dos bicos pode ser feita com a manutenção, que inclui limpar a superfície com um pequeno pano, ejetar tinta pelos bicos para eliminar partículas e evitar ressecamento, e bombear tinta para limpar o cabeçote de impressão. Para manter a impressora pronta para imprimir em colorido ou em preto, essas rotinas de funcionamento geralmente consomem parte da tinta de cada cartucho, mesmo que apenas o preto ou uma única cor pareça ter sido usada no documento impresso.

Com o tempo, formam-se minúsculas bolhas de ar na tinta e elas podem bloquear o fluxo de tinta nas impressoras com cabeçote de impressão de longa duração (IIC). Em algumas impressoras IIC, podem surgir bolhas devido à troca de um cartucho de impressão. As bolhas de ar podem ser removidas com o bombeamento do cabeçote de impressão. Quando essas bolhas de ar são removidas, parte da tinta também é removida. Em sistemas IIC, várias cores podem usar o mesmo cabeçote de impressão. Quando um único cartucho de impressão é trocado, parte da tinta dos outros cartuchos de impressão que usam o mesmo cabeçote de impressão também é consumida.

O intervalo entre trabalhos de impressão afeta a tinta disponível para impressão

A quantidade de tinta disponível para impressão depende de diversos fatores, como os hábitos de impressão e o modo como o sistema de impressão usa a tinta para imprimir as páginas e manter um desempenho confiável. Em geral, as impressoras usadas regularmente consumirão menos tinta para manutenção. Comparados aos períodos mais curtos entre trabalhos de impressão, os períodos mais longos entre trabalhos de impressão exigem rotinas de manutenção dos bicos dos cabeçotes de impressão mais agressivas. Essas rotinas mais agressivas usam mais tinta. As rotinas de manutenção também podem ser acionadas por outros eventos, como a quantidade de tinta usada ou a reinstalação de um cartucho de impressão que não tenha sido usado durante um longo período de tempo.

Um pouco da tinta é residual

Os cartuchos de tinta devem armazenar tinta sem vazar quando são manuseados, mas permitir que a impressora extraia a tinta quando for necessário. Quando o cartucho fica vazio, a maior parte da tinta foi usada. Assim como é impossível remover toda a pasta de dente de um tubo, é impossível remover toda a tinta de um cartucho de impressão. Além disso, quando um cartucho de três cores é substituído, é possível que ele ainda tenha resíduos da tinta, já que uma cor pode ter sido mais usada que outra.

Um pouco de tinta evapora com o tempo

Os cartuchos de impressão perdem parte da tinta devido a evaporação ao longo do tempo. Isso reduz o volume da tinta disponível e pode alterar a química das tintas. Os cartuchos não podem ser completamente vedados devido a variações de altitude durante o transporte e a variações de temperatura durante o armazenamento e o uso. Os cartuchos HP são projetados para funcionar com confiabilidade depois de uma longa vida útil antes da venda e durante muitos meses de uso, quando instalados na impressora.

Um pouco de tinta colorida pode ser usado na impressão de elementos gráficos ou texto em preto

Há várias circunstâncias em que a tinta colorida pode ser usada, mesmo que o documento pareça ter elementos gráficos e texto apenas em preto. Isso ocorre principalmente para aprimorar a qualidade de impressão, mas às vezes também para aprimorar a confiabilidade da impressora. Várias impressoras HP usam interações químicas para aprimorar a qualidade e a durabilidade da impressão de elementos gráficos e texto em preto, acrescentando pequenas quantidades de tinta colorida a certas áreas da impressão em preto. Algumas imagens escuras que parecem ter sido impressas apenas em preto podem conter uma combinação de tintas coloridas e preto. No caso de fotos e imagens em preto-e-branco, é possível usar uma mistura de cores chamada ”preto composto” para obter uma qualidade de imagem significativamente melhor e tons de cinza mais suaves que os obtidos apenas com o uso de tinta preta. Algumas impressoras a jato de tinta podem usar tinta preta pigmentada, que é incompatível com alguns papéis fotográficos para impressão a jato de tinta. Nesse caso, a cor preta das áreas escuras será composta por tintas coloridas. (O teste de rendimento de página é realizado com todos os cartuchos – preto e coloridos – instalados na impressora.) Para obter mais informações, consulte rendimentos de páginas de impressão.

Para usuários que desejam imprimir usando apenas a tinta preta (apesar da redução da qualidade de impressão), várias impressoras HP oferecem opções. Por exemplo, uma configuração de cores do driver (que você pode selecionar em "imprimir em escala de cinza com apenas o cartucho preto" nas preferências de impressão) especifica que a impressão use apenas tinta preta. Além disso, várias impressoras IPH funcionam no "modo de reserva", o que permite que o usuário continue a imprimir apenas com o cartucho preto quando o cartucho colorido é removido ou não está instalado. Nos sistemas IIC da HP, é necessário instalar todos os suprimentos na impressora para que ela funcione.

Opção do usuário (modos de impressão)

O usuário também pode interferir sobre a quantidade de tinta usada para imprimir uma foto ou um documento. Com a seleção de diferentes modos de impressão no driver, é possível alterar a quantidade de tinta usada para imprimir um documento. Geralmente, os modos de rascunho em papel comum têm qualidade de impressão inferior e usam menos tinta que o modo normal em papel comum.

Conclusão

A tinta é usada de diversas formas em todo o processo de impressão, desde a preparação da impressora até à impressão propriamente dita dos documentos, fotos e outros materiais. A HP projeta seus sistemas de impressoras a jato de tinta para fornecer um excelente valor na impressão de documentos de clientes e, ao mesmo tempo, usar tinta suficiente para manter a confiabilidade do sistema de impressão para que ele ofereça uma excelente qualidade de impressão durante toda a vida útil da impressora.
Versão para imprimir
Declaração de privacidade A utilização deste website indica aceitação dos termos de uso
© 2014 Hewlett-Packard Development Company, L.P.