Como é utilizado Toner
Como é utilizado Toner
Outros factores que influenciam o rendimento de tinteiros de impressão LaserJet
As metodologias de rendimento ISO/IEC permitem ao cliente comparar o rendimento declarado de tinteiros de diferentes fabricantes.O estilo de impressão do cliente (tipo de documentos impressos, número de páginas a cor, tamanho dos trabalhos de impressão, densidade da imagem, impressão simples v. frente e verso, etc.) tem um impacto significativo no rendimento efectivo dos tinteiros na página. Assim, o rendimento efectivo poderá variar consideravelmente do rendimento declarado e a HP não pode garantir que o cliente obterá sempre o rendimento da página declarado.Muitos clientes descobrirão que os seus tinteiros de impressão produzem mais páginas do que o rendimento declarado e outros clientes perceberão que os resultados do seu estilo de impressão conduzem a uma menor produção de páginas pelo tinteiro. Consulte Produções de páginas LaserJet para obter mais informações.
A HP cria os sistemas de impressão LaserJet para fornecer uma qualidade de impressão sem igual e de valor acrescentado ao longo da vida útil da impressora. Para alcançar este objectivo, o sistema de impressão LaserJet é constituído pela própria impressora e pelos tinteiros de impressão HP LaserJet.Estes tinteiros de impressão (por vezes denominados 'cartuchos de toner') contêm muito mais do que um toner.Tratam-se de sistemas em várias partes complexos, correspondendo uma destas partes ao toner.
Os detalhes de desenho dos tinteiros de impressão utilizados em impressoras LaserJet HP diferem entre os modelos de impressoras para que cada modelo satisfaça as diferentes necessidades dos clientes.Por exemplo, uma impressora monocromática LaserJet pode ter um desenho de tinteiro diferente de uma impressora a cores LaserJet HP. A impressão a cores é mais complexa do que a impressão em monocromático e os tinteiros utilizados na impressão a cores podem ser significativamente diferentes consoante os modelos de impressoras a cores HP.Estas diferenças de desenho devem-se ao objectivo da HP de fornecer, ao melhor valor, uma experiência e qualidade de impressão incomparável para uma enorme variedade de clientes com diferentes necessidades de impressão.
Todos os tinteiros LaserJet contêm várias partes mecânicas para além do toner.Estes componentes - como o agente de desenvolvimento, o fotocondutor (PC) e a lâmina de limpeza - desgastam-se durante o processo de impressão à medida que o toner é utilizado. Apesar de estes componentes serem concebidos para serem duráveis, diferentes estilos de impressão podem conduzir a velocidades de desgaste diferentes das várias partes do tinteiro. Por exemplo, em algumas impressoras a laser a impressão da maioria das páginas pouco preenchidas pode resultar no desgaste de outros componentes do tinteiro antes de o toner estar vazio. Noutros casos, a impressão em papel estreito, como envelopes, pode levar a que o PC seja o primeiro componente a chegar ao fim de vida útil.Estes componentes desgastados acabam por levar à diminuição da qualidade de impressão, da mesma forma que o esgotamento do toner pode conduzir à degradação da qualidade de impressão.
Para além disso, o próprio toner corresponde a uma fórmula química complexa, especificamente criada para trabalhar com outros componentes do sistema de impressão para produzir impressões de alta qualidade consistentes. Uma vez que é fisicamente impossível extrair todo o conteúdo do toner para um tinteiro de impressão LaserJet para imprimir, resta sempre um pequeno um pouco de toner residual no tinteiro, mas a utilidade deste toner e a quantidade de toner residual será diferente consoante o estilo de impressão do cliente e o desenho do tinteiro.Em virtude de o toner estar sujeito a movimentos (agitação) durante a impressão, o toner pode ficar 'desgastado' ao longo do processo de impressão até ao ponto de não poder ser mais utilizado.Este desgaste poderá limitar a capacidade de o toner produzir a imagem correctamente e causar defeitos de impressão. Há outros factores que também podem influenciar o rendimento dos tinteiros.Por exemplo:
- Parar e começar a imprimir – Cada vez que um trabalho de impressão tem início, o sistema de impressão roda várias vezes até a impressão estar concluída.Estas rotações levam ao desgaste de todos os componentes do sistema de impressão, incluindo o toner.
- Questões ambientais no local do utilizador - A HP cria os seus sistemas de impressão para fornecer impressões fiáveis e de qualidade numa grande variedade de ambientes, mas alguns destes podem contribuir para que o sistema utilize mais ou menos toner, influenciando o rendimento.Por exemplo, ambientes muito húmidos podem levar à diminuição do rendimento dos tinteiros.
- Questões de alienação e fórmulas de alienação – No caso das impressoras a cores, existem modos especiais que distanciam os tinteiros a cores do sistema quando são impressos documentos unicamente em monocromático. Este sistema é designado por alienação. Dependendo da frequência de documentos em monocromático e a cores que são enviados para a impressora, o sistema de alienação poderá não distanciar os tinteiros a cores em alguns momentos.Os utilizadores valorizam impressões rápidas, por isso o sistema de alienação foi concebido para alcançar o equilíbrio entre a velocidade da impressora, que é superior quando os tinteiros não são alienados com frequência, enquanto minimiza também o desgaste dos tinteiros a cores. A frequência da alienação pode influenciar a vida útil dos tinteiros a cores devido ao aumento do desgaste dos tinteiros ao invés da utilização do toner.
- O toner como lubrificante do tinteiro – durante o processo de impressão, há sistemas em que é utilizada uma pequena quantidade de toner para lubrificação.As áreas de contacto entre as lâminas de limpeza no PC e nos sistemas de transferência requerem uma pequena quantidade de toner para reduzir o atrito e aumentar a vida útil.A utilização deste toner é tida em conta quando são feitos testes de rendimento ISO (definido de modo diferente, o toner 'extra' toner foi incluído no tinteiro durante o fabrico para contar como lubrificação).
- Sub-impressão – Para melhorar os "tons escuros" ou o PQ geral de algumas áreas de uma impressão, a HP poderá utilizar algum toner colorido juntamente com o toner preto para criar algumas áreas pretas na página.Este processo serve para produzir a maior qualidade de impressão possível.
- Variações no fabrico – tal como com todos os sistemas fabricados, existirão algumas variações em todas as partes do sistema de impressão.Algumas destas variações podem dever-se à calibração do sistema de impressão – por isso, as impressoras HP calibram-se automaticamente esporadicamente.Outras variações de fabrico não se devem à calibração e poderão influenciar o rendimento do sistema de impressão.Para garantir que estas são mínimas, a HP utiliza várias impressoras e tinteiros de impressão quando mede o rendimento.Os métodos de teste ISO utilizados pela HP requerem no mínimo 3 impressoras, cada uma com 3 tinteiros/conjuntos de tinteiros.
- Preto composto – Para imagens e fotografias a preto e branco, pode ser utilizada uma mistura de cores denominada “preto composto” para alcançar uma qualidade de imagem bastante melhor e suavizar os tons cinzentos que apenas podem ser obtidos com tintas pretas.Para os utilizadores que pretendem imprimir imagens servindo-se unicamente do toner preto, muitas impressoras HP oferecem opções de configuração para o cliente, permitindo-lhe imprimir utilizando apenas o toner preto. Por exemplo, ao seleccionar "imprimir em escala de cinzentos" no controlador da impressora, está a especificar que a impressão apenas será realizada com o toner preto.
- Impressão em frente e verso – para imprimir de ambos os lados da página, o papel tem de viajar uma longa distância, enquanto o lado impresso da página é virado. Isto pode provocar mais rotações e desgaste mecânico do tinteiro, bem como reduzir a vida útil do tinteiro e o rendimento da página.
O utilizador também pode influenciar quanto toner é utilizado para imprimir uma fotografia ou um documento. A impressora tem duas definições, uma relativa aos modos de impressão e a outra com as definições de densidade. No que diz respeito aos modos de impressão, de uma forma geral os modos de rascunho apresentarão uma qualidade de impressão inferior e utilizarão menos toner do que no modo normal predefinido. As definições de densidade podem ser ajustadas de 1 a 5, sendo 3 o valor predefinido. Quanto menor for a definição do toner, menos quantidade de toner é utilizado. Poderão também estar disponíveis definições específicas que estão descritas no Manual do utilizador do produto em questão.
Nos sistemas da impressora HP LaserJet, todos os consumíveis são necessários para serem instalados na impressora para o devido funcionamento. Isto minimiza o risco de desperdício de papel ou de outros materiais durante o processo de impressão.