Ir para o conteúdo
   

Impressora HP: Informações sobre suprimentos

Data de validade da tinta

Conteúdo inicia aqui

O que significa a data de validade da tinta? Os suprimentos de tinta da HP param de funcionar nessa data?

O que significa a data de validade? Por que ela existe? Os suprimentos de tinta da HP vêm com alguma coisa incorporada que faz com que parem de funcionar em determinada data? O consumidor talvez tenha se perguntado isso em algum momento ao efetuar trabalhos de impressão. A verdade é que a maioria dos suprimentos de tinta da HP simplesmente não têm data de validade, portanto, essa questão afeta poucos usuários. Entre a pequena porcentagem de suprimentos de tinta da HP que efetivamente têm data de validade, alguns, de fato, param de funcionar nessa data, mas outros continuam a funcionar mesmo assim, tendo um efeito mínimo na experiência total de impressão.

O que significa a data de validade?

Essencialmente, a data de validade da tinta é a data em que determinados cartuchos de tinta da HPparam de funcionar. A penetração de ar e a evaporação de água podem produzir mudanças na tinta com o decorrer do tempo. Em sistemas em que o cabeçote de impressão e o suprimento de tinta são separados, a tinta mais velha pode afetar negativamente o cabeçote de impressão e os componentes de transporte da tinta dentro da impressora. Com a data de validade da tinta, contudo, a HP pode evitar que isso ocorra.

Por que há uma data de validade para a tinta?

Por que alguns produtos de impressão a jato de tinta da HP têm data de validade? Para proteger a impressora e assegurar a boa qualidade da impressão, alguns cartuchos de tinta da HP têm data de validade. Se nessa data o cartucho ainda tiver tinta, ele parará de funcionar ou fará com que apareça uma mensagem de advertência, que o usuário pode ignorar. Conforme mencionamos acima, a maioria dos suprimentos de tinta da HP não tem data de validade. Essa questão afeta apenas uma pequena porcentagem de suprimentos de tinta mais antigos da HP.

O que significa a data de validade da tinta?

É importante observar que a data de validade da tinta NÃO é a data carimbada ou impressa no suprimento de tinta. A data carimbada ou impressa em todos os suprimentos de impressão a jato de tinta da HP é a data de validade da Garantia. Para saber qual é a data de validade da tinta de determinado suprimento, é necessário levar em conta três fatores: o suprimento de tinta, a data da garantia e a data em que o cartucho foi instalado pela primeira vez.

A tabela abaixo contém mais informações sobre suprimentos específicos que têm data de validade, suprimentos para os quais o consumidor pode ignorar a data de validade, e o processo de como encontrar a data de validadenos suprimentos em que esta não pode ser ignorada.

Com data de validade que pode ser ignorada* Com data de validade que não pode ser ignorada* Sem data de validade
Suprimentos
HP 02
HP 70
HP 02
HP 18
HP 38
HP 70
HP 88
HP 177
HP 363
HP 777
HP 801
HP 10
HP 14
HP 10
HP 11
HP 12
HP 13
HP 14
HP 20
HP 701
Todas as outras impressoras HP
Impressoras HP Officejet Pro K550, K5300, K5400, L7500, L7600 e a série L7700; HP Photosmart série 3110, 3210, 3310, 8250, C5180, C6180, C7180, D6160, D7160, D7360; HP Photosmart Pro B9180, HP Designjet Z2100 e série Z3100. HP Officejet Pro K850, HP Copier Printer digital 610; todos os modelos HP Business Inkjet, HP Officejet série D, HP Officejet série 7100, HP Officejet série 9100, HP série Professional (2000 e 2500), HP Color Inkjet cp1160 e cp1700 Todas as outras impressoras HP
Quando a data de validade faz o cartucho parar de funcionar? Continua a funcionar após se ignorar a data HP 10, 11, 12, 13:
24 meses depois da data indicada de validade da Garantia ou 30 meses depois da instalação do cartucho, valendo a data que ocorrer primeiro.

HP 14:
12 meses depois da data indicada de validade da Garantia ou 18 meses depois da instalação do cartucho, valendo a data que ocorrer primeiro.
Sem data de validade.
*Ignorar a data – significa que se pode continuar a imprimir sem trocar o cartucho, seguindo-se as instruções apresentadas na impressora ou no manual do usuário ou a mensagem de advertência do cartucho, que aparece na tela do computador.