HP wireless direct

O que é HP wireless direct?

HP wireless direct é um novo recurso que permite que seus dispositivos com o recurso Wi-Fi (por exemplo: smartphones, tablets ou computadores) criem uma conexão sem fio diretamente com a impressora sem usar um ou . Conecte-se ao sinal HP wireless direct da impressora da mesma forma que você conectar o dispositivo com Wi-Fi a uma nova rede ou hotspot sem fio.

Em um computador, smartphone ou tablet, estabelecer uma conexão HP wireless direct é o mesmo que estar conectado a uma rede comum à qual a impressora HP já está conectada. Um aplicativo de impressão (para smartphones e tablets) ou software da impressora (para um computador) deve estar instalado para que se possa usar a impressora pela conexão HP wireless direct.

Todas as funções da impressão estarão disponíveis, com exceção de transferências de fotos e acesso a cartão de memória, por meio de uma unidade mapeada. Algumas impressoras implementaram HP wireless direct com dois modos: “Imprimir somente” e “Aberto”. Se o modo “Imprimir somente” for selecionado, somente a função de impressão estará disponível. Se o modo “Aberto” for selecionado, todos os recursos da impressora estarão disponíveis, com exceção de transferências de fotos e acesso a cartão de memória, por meio de uma unidade mapeada.

Algumas coisas importantes a saber sobre o HP wireless direct:

  • A conexão HP wireless direct comporta até cinco clientes ao mesmo tempo.
  • Você pode ativar e desativar o HP wireless direct no menu HP wireless direct no visor da impressora. O HP wireless direct está desativado por padrão. É possível também verificar o nome ou a senha do HP wireless direct, caso tenha optado por ativar o HP wireless direct com segurança, no menu do HP wireless direct. O nome da rede do HP wireless direct terá o formato “HP-Print-**-<modelo da impressora>”. Os caracteres “**” são um espaço reservado para representar dois caracteres usados para identificar exclusivamente sua impressora, e <modelo da impressora> será o modelo da impressora.
  • Se ativar o HP wireless direct com segurança (disponível em algumas impressoras), uma senha de 8 dígitos 2 será gerada automaticamente. Para estabelecer a conexão, o dispositivo com o recurso Wi-Fi deverá também suportar a criptografia 2. Essa senha poderá ser acessada no visor da impressora a qualquer momento após a ativação desse recurso.
  • HP wireless direct estará disponível mesmo se a impressora também estiver conectada a uma rede ou por um cabo USB.
  • Importante: Não é possível acessar a Internet por meio da conexão Wireless Direct.

Nem todos os produtos são compatíveis com HP wireless direct. Para determinar se o se produto é compatível com esse recurso, imprima uma página de Configuração de rede no painel de controle da impressora e procure uma seção chamada HP wireless direct. Se essa seção estiver incluída, isso indica que sua impressora é compatível com esse recurso. Para a maioria dos modelos de impressora, é possível imprimir essa página no menu Configurações sem fio ou pressionando o botão Configuração de rede na impressora.

Como se conectar a HP wireless direct

Siga as próximas instruções para conectar o dispositivo móvel ou o computador diretamente à sua impressora.

  1. Ative o HP wireless direct no painel de controle da impressora. Na maioria dos modelos, será necessário acessar o menu Configurações sem fio pressionando o botão Sem fio ou tocando no ícone Sem fio no painel de controle da impressora. Selecione Wireless Direct e depois selecione “Ativar” ou “Ativar (com segurança)” ou “Ativar (sem segurança)”, dependendo do seu modelo de impressora. A HP recomenda “Ativar (com segurança)” quando disponível.
  2. No dispositivo móvel ou no computador, verifique se o rádio Wi-Fi está ativado e conecte-se à rede HP wireless direct da mesma forma que se conectaria a qualquer outra rede. O nome da rede do HP wireless direct terá o formato “HP-Print-**-<modelo da impressora>”. Os caracteres “**” são um espaço reservado para representar dois caracteres usados para identificar exclusivamente sua impressora, e <modelo da impressora> será o modelo da sua impressora.
  3. Caso tenha ativado HP wireless direct com segurança, forneça a senha 2 quando solicitado pelo dispositivo móvel ou pelo computador.

Como usar a conexão HP wireless direct

 Você tem um dispositivo móvel Wi-Fi e quer imprimir usando a conexão HP wireless direct.

  1. Primeiro ative o HP wireless direct no painel de controle da impressora.
  2. No dispositivo móvel, ative o rádio Wi-Fi, procure o nome de HP wireless direct e se conecte a ele. Para dispositivos móveis, é preciso ter um aplicativo de impressão compatível instalado. Para dispositivos Apple® iOS, Airprint está incluído no sistema operacional e é compatível.

Observação: Ao conectar um dispositivo Apple iOS (como iPhone® ou iPad®) à impressora HP wireless direct, você poderá notar que o ícone de status da conexão gira sem parar. Esse comportamento é esperado e indica somente que a conexão HP wireless direct não fornece acesso à Internet. Você pode ignorar o ícone de círculo girando e considerar que o seu dispositivo Apple está conectado à impressora. Como HP wireless direct é apenas uma conexão entre o dispositivo móvel e a impressora, o dispositivo móvel não poderá acessar a Internet por meio da impressora. Esse é o novo comportamento com iOS 5. As versões anteriores do iOS não mostrarão o ícone de círculo girando. Para obter mais detalhes, consulte a documentação da página de suporte de produtos HP referente ao seu produto.

 Você não configurou a impressora, não instalou o software da impressora e quer usar a impressora somente pela conexão HP wireless direct (sem ponto de acesso ou roteador sem fio).

  1. Primeiro, conclua a configuração do hardware da impressora. Se o visor da impressora mostrar opções de conexões como “Assistência de software”, “Manual”, “Configuração sem fio via impressora”, “Conectar depois”, você deverá escolher “Conectar depois”, visto que não conectará a impressora a uma rede sem fio.
  2. Ative o HP wireless direct no painel de controle da impressora.
  3. No computador, ative o rádio Wi-Fi, procure o nome de HP wireless direct e se conecte a ele.
  4. Instale o software da impressora do seu computador. Quando a tela Opções de conexão for exibida no software, selecione “". Selecione a impressora na tela detectada da impressora quando ela for mostrada e conclua a instalação do software.

 Você já instalou a impressora por uma conexão de rede, instalou o software da impressora no computador e está usando a impressora pela rede. E deseja também usar a impressora via HP wireless direct.

  1. Ative o HP wireless direct no painel de controle da impressora.
  2. No computador sem fio, ative o rádio Wi-Fi, procure o nome de HP wireless direct e se conecte a ele. Você pode usar a impressora da mesma forma que usou pela conexão de rede. Nenhuma instalação de software adicional é necessária. A impressora pode permanecer conectada à sua rede doméstica também. Contudo, seu computador pode ser conectado apenas à impressora OU à rede doméstica, e não em ambas ao mesmo tempo.

 Você instalou anteriormente e usa a impressora com um cabo USB ou escolheu a opção “Conectar depois” no software e quer usar a impressora pela conexão HP wireless direct.

  1. Ative o HP wireless direct no painel de controle da impressora.
  2. No computador sem fio, ative o rádio Wi-Fi, procure o nome de HP wireless direct e se conecte a ele.
  3. Defina as configurações no software da impressora.
    1. No computador, clique em Iniciar > Todos os Programas > HP > <Modelo da impressora> > Configuração da impressora e softwares. No Mac, abra o Finder e vá para Aplicativos > HP > <Seu modelo de impressora> > Configuração e software da impressora. Você pode inserir também o CD do software da impressora, que apresentará a tela de Boas-vindas.
    2. Clique em “Conectar nova impressora”.
      Importante: Não selecione “Converter impressora USB em sem fio”.
    3. Na tela Opções de conexão, selecione Sem fio e clique em Avançar.
    4. Selecione a impressora na tela detectada da impressora quando ela for mostrada e conclua a instalação do software.

Após configurar a conexão HP wireless direct, você verá dois ícones de impressora na pasta da impressora referente à impressora HP. O ícone de impressora com o rótulo “Rede” é o driver da impressora instalado para HP wireless direct. Selecione-o ao imprimir pela conexão HP wireless direct. Se não quiser mais imprimir usando uma conexão via cabo USB, você poderá excluir o ícone da impressora HP sem o rótulo “Rede”.

 Você já instalou a impressora por uma conexão HP wireless direct, você instalou o software da impressora e quer usar a impressora por uma rede sem fio com um .

  1. Primeiro, conecte o computador à rede sem fio à qual deseja conectar a impressora.
  2. No computador, clique em Iniciar > Todos os Programas > HP > <Modelo da impressora> > Configuração da impressora e softwares. No Mac, abra o Finder e vá para Aplicativos > HP > <Seu modelo de impressora> > Configuração e software da impressora. Você pode inserir também o CD do software da impressora, que apresentará a tela de Boas-vindas.
  3. Selecione “Reconfigurar configurações sem fio”. Para algumas impressoras, é preciso conectar temporariamente um cabo USB entre a impressora e o computador. Para outras impressoras com visores grandes, você será instruído a usar o Assistente de configuração sem fio no painel frontal para conectar a impressora à rede sem fio. Depois de conectar a impressora à rede, você poderá usá-la sem a necessidade de nenhum software adicional.

Outros tópicos a serem considerados

Selecione uma opção da seguinte lista para acessar conteúdo HP wireless direct relacionado.

Impressão sem fio sem um roteador

Imprimindo de vários computadores