Conceitos básicos sobre conexão sem fio

Redes e roteadores

O que é uma rede sem fio? 

Uma rede sem fio é geralmente composta por um dispositivo chamado de roteador ou ponto de acesso sem fio que envia e recebe sinais da mesma forma que uma estação base de telefone sem fio. Outros dispositivos sem fio na rede, como computadores e impressoras, são como os aparelhos de telefone sem fio. Todas as comunicações na rede sem fio passam pelo roteador sem fio, permitindo que os dispositivos conectados se comuniquem uns com os outros.

Esse tipo de rede é também chamado de "rede de infraestrutura". Se tiver um roteador sem fio, isso significa que você tem uma rede sem fio.

A maioria dos roteadores sem fio pode também ser conectada a dispositivos com fio, como computadores e impressoras, com o uso de um cabo especial chamado de Ethernet. Essa conexão com fio é conhecida como Ethernet.

Todos os dispositivos conectados ao roteador sem fio, seja por meio de conexão sem fio ou de cabo Ethernet, têm acesso à mesma rede. Esses dispositivos podem se comunicar entre si, independentemente de como estão conectados na rede. Por exemplo, um desktop conectado via Ethernet pode imprimir com facilidade em uma impressora sem fio, contanto que estejam conectados ao mesmo roteador sem fio.

O que é um endereço IP? 

O endereço IP é uma série de números por meio dos quais computadores, impressoras e outros dispositivos em uma rede são conhecidos. O endereço IP é geralmente emitido pelo roteador sem fio local (rede) a partir de seu serviço DHCP. Um dispositivo recebe um endereço IP similar ao endereço IP do roteador sem fio. Por exemplo, se o endereço IP do roteador sem fio for 192.168.1.1, uma impressora poderá receber um endereço IP de 192.168.1.5.

O que é um endereço MAC? 

MAC significa Media Access Control. Todo dispositivo com recurso de rede (computadores, impressoras, roteadores etc.) recebe um número de série físico exclusivo de seu fabricante para uso na comunicação de rede.

O que é um nome de rede ou SSID? 

Para se comunicar por uma rede sem fio, cada dispositivo sem fio deve conhecer o nome da rede sem fio (também conhecido como SSID) e todas as configurações de segurança que a rede usa. Essas informações devem ser programadas em cada dispositivo de rede sem fio.

Pode haver várias redes sem fio em sua vizinhança, e seu dispositivo precisa conhecer qual é a sua. É por isso que é altamente recomendado definir um nome exclusivo para a rede sem fio.

O que é criptografia? 

Saber o nome da rede à qual deseja se conectar geralmente não é suficiente. As redes sem fio, em sua maioria, são criptografadas com o uso de uma senha. Quando a criptografia é usada, cada dispositivo na rede sem fio deve conhecer a senha para decodificar as informações e usar a rede. É isso que impede pessoas de fora indesejadas de acessar a sua rede sem fio.

Os tipos mais comuns de criptografia são WEP e WPA. Se a rede sem fio usar um deles, seu dispositivo precisará conhecer qual deles é e a senha (também conhecida como chave WEP ou frase secreta WPA) para ingressar na rede.

Se a rede não usar uma senha com criptografia, o dispositivo precisará conhecer apenas o nome da rede. Entretanto, todos podem acessar a rede, incluindo pessoas de fora indesejadas, que podem também observar tudo o que ocorre na rede.

O que é uma chave WEP ou frase secreta WPA? 

WEP e WPA são tipos de criptografia usados para proteger redes sem fio (consulte O que é criptografia?). A chave WEP é uma senha usada por uma rede sem fio para codificar e decodificar qualquer comunicação de rede sem fio. A frase secreta WPA tem funcionamento muito parecido de uma chave WEP, exceto pelo fato de ser bem mais segura do que WEP. Há dois tipos de métodos de criptografia associados a WPA: TKIP e AES. AES é o método mais novo e mais seguro e deverá sempre ser a sua primeira opção se estiver disponível.

Qualquer dispositivo que queira se comunicar por uma rede sem fio precisa conhecer o nome da rede sem fio (SSID) e a chave de criptografia e a frase secreta (se houver).

Qual é a diferença entre uma rede ad-hoc e uma rede de infraestrutura? 

A rede ad-hoc é uma rede que opera somente entre dois dispositivos. Uma rede de infraestrutura é a mais conhecida em geral como "rede" e permite que muitos dispositivos se comuniquem por meio de uma estação base, por exemplo, um roteador sem fio.


Impressoras

O que é uma impressora sem fio? 

A impressora sem fio é conectada à rede sem fio e permite que todos os computadores conectados a esse rede usem a impressora. Como a conexão é sem fio, você pode colocar a impressora em qualquer local conveniente em sua casa e também evitar a confusão de cabos.

Quais os motivos para eu ter uma impressora sem fio? 

Talvez o melhor benefício de uma impressora sem fio é que ela não precisa ser colocada perto de um computador ou roteador sem fio, mas pode ser colocada em qualquer lugar de sua casa onde exista uma tomada elétrica disponível.

Outro benefício é que alguns computadores conectados à rede via conexão com ou sem fio podem usar a impressora, após você ter instalado o software da impressora em cada computador.

É seguro usar uma impressora sem fio? 

A impressora usará os mesmos métodos de segurança sem fio dos computadores sem fio da rede sem fio e não é menos segura. Além disso, a presença da impressora sem fio na rede não torna a rede menos segura.

As impressoras sem fio são caras? 

Não. Há uma variedade de modelos disponíveis, e a maioria tem preço acessível. Compare e compre as impressoras sem fio HP (em inglês apenas)

Como conectar uma impressora sem fio à minha rede sem fio? 

A impressora sem fio é conectada à rede sem fio como qualquer outro dispositivo sem fio que você possa ter conectado, como computadores. A tecnologia sem fio usada é chamada de 802.11.

Você pode usar métodos de criptografia, como WEP ou WPA, para proteger sua rede contra o uso por pessoas não autorizadas. Se você usar criptografia, todos os dispositivos sem fio conectados à rede sem fio devem conhecer o nome da rede sem fio (também chamado de SSID) e a chave de criptografia ou a frase secreta. Alguns dispositivos podem também ser conectados à rede com uma conexão com fio chamada de Ethernet.

Por que não apenas compartilhar uma impressora conectada via USB de um de meus computadores? 

Compartilhar uma impressora USB permite somente o compartilhamento de impressão. Se a impressora também tiver recursos de digitalização ou fax, somente o computador conectado diretamente à impressora pode digitalizar ou enviar fax.

O computador a que a impressora está vinculada deve estar ligado para que outros computadores compartilhem a impressora.

Pode ser complicado configurar o compartilhamento de uma impressora conectada por um cabo USB a um computador. A capacidade de compartilhar a impressora pode também se tornar não confiável após a atualização do sistema de segurança ou do sistema operacional do computador.

Por que não apenas adicionar um adaptador sem fio à minha impressora USB atual? 

Um adaptador sem fio (às vezes conhecido como adaptador de impressora sem fio ou adaptador USB) em geral custa praticamente o mesmo que uma impressora sem fio nova.

Um adaptador sem fio pode ser difícil de instalar.

Um adaptador sem fio pode apenas fornecer impressão na sua rede. Se a impressora também tiver recursos de digitalização ou fax, eles não poderão ser acessados com o uso de um adaptador sem fio.

Eu devo usar a porta USB no meu roteador sem fio para minha impressora? 

As portas USB, disponíveis em alguns roteadores sem fio, permitem a impressão a partir de computadores em uma rede, mas não permitem digitalização ou envio/recebimento de faxes, caso a sua impressora tenha esses recursos.