HP wireless direct

O que é HP wireless direct?

HP wireless direct é um novo recurso que permite que seus dispositivos com o recurso Wi-Fi (por exemplo: smartphones, tablets ou computadores) criem uma conexão sem fio diretamente com a impressora sem usar um ou . Conecte-se ao sinal HP wireless direct da impressora da mesma forma que você conectar o dispositivo com Wi-Fi a uma nova rede ou hotspot sem fio.

Em um computador, smartphone ou tablet, estabelecer uma conexão HP wireless direct é o mesmo que estar conectado a uma rede comum à qual a impressora HP já está conectada. Um aplicativo de impressão (para smartphones e tablets) ou software da impressora (para um computador) deve estar instalado para que se possa usar a impressora pela conexão HP wireless direct.

Todas as funções da impressão estarão disponíveis, com exceção de transferências de fotos e acesso a cartão de memória, por meio de uma unidade mapeada. Algumas impressoras implementaram HP wireless direct com dois modos: “Imprimir somente” e “Aberto”. Se o modo “Imprimir somente” for selecionado, somente a função de impressão estará disponível. Se o modo “Aberto” for selecionado, todos os recursos da impressora estarão disponíveis, com exceção de transferências de fotos e acesso a cartão de memória, por meio de uma unidade mapeada.

Algumas coisas importantes a saber sobre o HP wireless direct:

  • A conexão HP wireless direct comporta até cinco clientes ao mesmo tempo.
  • Você pode ativar e desativar o HP wireless direct no menu HP wireless direct no visor da impressora. O HP wireless direct está desativado por padrão. É possível também verificar o nome ou a senha do HP wireless direct, caso tenha optado por ativar o HP wireless direct com segurança, no menu do HP wireless direct. O nome da rede do HP wireless direct terá o formato “HP-Print-**-<modelo da impressora>”. Os caracteres “**” são um espaço reservado para representar dois caracteres usados para identificar exclusivamente sua impressora, e <modelo da impressora> será o modelo da impressora.
  • Se ativar o HP wireless direct com segurança (disponível em algumas impressoras), uma senha de 8 dígitos 2 será gerada automaticamente. Para estabelecer a conexão, o dispositivo com o recurso Wi-Fi deverá também suportar a criptografia 2. Essa senha poderá ser acessada no visor da impressora a qualquer momento após a ativação desse recurso.
  • HP wireless direct estará disponível mesmo se a impressora também estiver conectada a uma rede ou por um cabo USB.
  • Importante: Não é possível acessar a Internet por meio da conexão Wireless Direct.

Nem todos os produtos são compatíveis com HP wireless direct. Para determinar se o se produto é compatível com esse recurso, imprima uma página de Configuração de rede no painel de controle da impressora e procure uma seção chamada HP wireless direct. Se essa seção estiver incluída, isso indica que sua impressora é compatível com esse recurso. Para a maioria dos modelos de impressora, é possível imprimir essa página no menu Configurações sem fio ou pressionando o botão Configuração de rede na impressora.

 Como conectar ao HP Wireless Direct

Siga estas etapas para conectar seu dispositivo móvel ou computador diretamente à impressora.

  1. Ative o HP Wireless Direct a partir do painel de controle da impressora. Na maioria dos modelos, você terá que acessar o menu Config. sem fio pressionando o botão Sem fio ou tocando no ícone Sem fio no painel de controle da impressora. Selecione Wireless Direct e, em seguida, selecione “Ativar” ou “Ativar (com segurança)” ou “Ativar (sem segurança)”, dependendo do modelo da impressora. A HP recomenda “Ativar (com segurança)” quando essa opção estiver disponível.
  2. Em seu dispositivo móvel ou computador, confirme se o rádio Wi-Fi está ligado e conecte-se à rede do HP Wireless Direct da mesma maneira que faria com qualquer outra sem fio. O nome da rede do HP Wireless Direct terá o formato “HP-Print-**-<modelo da impressora>”. Os caracteres “**” são substitutos que representam dois caracteres usados para identificar com exclusividade sua impressora, e <modelo da impressora> será o modelo de sua impressora.
  3. Se você ativou o HP Wireless Direct com segurança, forneça a senha do 2 quando solicitado por seu dispositivo móvel ou computador.

 Como usar a conexão HP Wireless Direct

Você tem um dispositivo móvel Wi-Fi e quer imprimir usando a conexão HP Wireless Direct.

  1. Primeiro, ative o HP Wireless Direct a partir do painel de controle da impressora.
  2. No dispositivo móvel, ative o rádio Wi-Fi do dispositivo, pesquise pelo nome HP Wireless Direct e conecte-se. Para dispositivos móveis, você precisa ter um aplicativo de impressão compatível instalado. Em dispositivos Apple® iOS, o Airprint™ está incluído no sistema operacional e é compatível.
    1. Observação: Ao conectar um dispositivo Apple iOS (como um iPhone® ou iPad®) à impressora HP Wireless Direct, você talvez note que o ícone de status de conexão não parou de girar. Esse comportamento já é esperado, e indica apenas que a conexão ao HP Wireless Direct não fornece acesso à Internet. Você pode ignorar o ícone do círculo girando e presumir que o dispositivo Apple esteja conectado à impressora. Como o HP Wireless Direct é apenas uma conexão entre seu dispositivo móvel e a impressora, o dispositivo móvel não pode acessar a Internet através da impressora. Esse é um novo comportamento do iOS 5+. Versões anteriores do iOS não exibem o ícone do círculo girando. Para mais detalhes, consulte a documentação da página de suporte do produto HP referente ao seu produto.

      Você não instalou a impressora, não instalou o software da impressora e quer usá-la apenas através da conexão HP Wireless Direct (sem roteador sem fio ou ponto de acesso).

      1. Primeiro, conclua a instalação do hardware da impressora. Se o visor da impressora mostrar opções de conexão como “Assistido por software”, “Manual”, “Configurar rede sem fio via impressora” e “Conectar mais tarde”, escolha “Conectar mais tarde”, já que você não vai conectar a impressora a uma rede sem fio.
      2. Ative o HP Wireless Direct a partir do painel de controle da impressora.
      3. No computador, ative o rádio Wi-Fi, pesquise pelo nome HP Wireless Direct e conecte-se.
      4. Instale o software da impressora para seu computador. Quando a tela do software Opções de conexão for exibida, selecione “sem fio”. Selecione a impressora quando ela for exibida na tela de detecção e conclua a instalação do software.

      Você já instalou a impressora através de uma conexão de rede, instalou o software da impressora no computador e tem usado a impressora pela rede. Você também quer usar a impressora através do HP Wireless Direct.

      1. Ative o HP Wireless Direct a partir do painel de controle da impressora.
      2. No computador sem fio, ative o rádio Wi-Fi, pesquise pelo nome HP Wireless Direct e conecte-se. Você pode usar a impressora da mesma maneira que usava através da conexão de rede. Não é necessário instalar nenhum software adicional. A impressora pode continuar conectada à sua rede doméstica também. Porém, o computador só pode ser conectado à impressora OU à rede doméstica, e não aos dois ao mesmo tempo.

      Você instalou e usou anteriormente a impressora com um cabo USB, ou escolheu a opção “Conectar mais tarde” no software, e deseja usar a impressora através da conexão HP Wireless Direct.

      1. Ative o HP Wireless Direct a partir do painel de controle da impressora.
      2. No computador sem fio, ative o rádio Wi-Fi, pesquise pelo nome HP Wireless Direct e conecte-se.
      3. Defina as configurações a partir do software da impressora.
        1. Windows XP, Windows Vista ou Windows 7:
          Iniciar -> Programas -> HP -> <modelo da impressora> -> Configs. e software da impressora.
        2. Windows 8:
          • Abra o software da impressora a partir da tela de início (ícone do nome do modelo da impressora) ou a partir do bloco com o nome da impressora.
          • Selecione (clique ou toque em) Utilitários na parte superior da tela Software da impressora
          • Selecione Configs. e software da impressora
          • Selecione Conv. impressora USB em sem fio
        3. Mac OS X:
          Abra o Finder e siga até Aplicativos -> HP -> <modelo da impressora> -> Configs. e software da impressora.
        4. Você também pode inserir o CD do software da impressora, que exibe a tela Bem-vindo de volta, ou obter o software completo em www.hp.com/go/customercare
        5. Clique em “Conectar nova impressora”. Importante: Não selecione “Conv. impressora USB em sem fio”.
        6. Na tela Opções de conexão, selecione Sem fio e clique em Avançar.
        7. Selecione a impressora quando ela for exibida na tela de detecção e conclua a instalação do software.

      Depois de instalar a conexão HP Wireless Direct, você verá dois ícones de impressora na pasta da impressora HP. O ícone de impressora com a etiqueta “Rede” é o driver de impressão instalado para o HP Wireless Direct. Selecione-o ao imprimir através da conexão HP Wireless Direct. Se não quiser mais imprimir usando uma conexão por cabo USB, você pode excluir o ícone da impressora HP que não tem a etiqueta “Rede”.

      Você já instalou a impressora através da conexão HP Wireless Direct,, você instalou o software da impressora e você quer usar a impressora através de uma rede sem fio com um roteador sem fio.

      1. Primeiro, conecte o computador à rede sem fio à qual deseja conectar a impressora.
        Windows XP, Windows Vista ou Windows 7:
        Iniciar -> Programas -> HP -> <modelo da impressora> -> Configs. e software da impressora.
        Windows 8:
        • Abra o software da impressora a partir da tela de início (ícone do nome do modelo da impressora) ou a partir do bloco com o nome da impressora.
        • Selecione (clique ou toque em) Utilitários na parte superior da tela Software da impressora
        • Selecione Configs. e software da impressora
        Mac OS X:
        Abra o Finder e siga até Aplicativos -> HP -> <modelo da impressora> -> Configs. e software da impressora.
      2. Selecione “Reconfigurar definições sem fio”. Em algumas impressoras, é preciso conectar temporariamente um cabo USB entre a impressora e o computador. Em outras impressoras com visores grandes, você será instruído a usar o Assistente de configuração sem fio do painel frontal para conectar a impressora à rede sem fio. Depois que a impressora estiver conectada à rede, você poderá usar a impressora sem a necessidade de software adicional.

Outros tópicos a serem considerados

Selecione uma opção da seguinte lista para acessar conteúdo HP wireless direct relacionado.

Impressão sem fio sem um roteador

Imprimindo de vários computadores